Conheça e monitore as emissões de GEE da propriedade rural
A ferramenta segue a abordagem de ciclo de vida e as diretrizes do Boletim 520/2022 do IDF (International Dairy Federation), empregando procedimentos compatíveis com as normas ISO 14040, 14044 e 14067 e base de dados validadas internacionalmente para os inventários de cargas ambientais.
O indicador utilizado (unidade funcional) é Kg de CO2Eq/kg de leite produzido (corrigido para 4.0% gordura e 3.3% proteína - FPCM), informando a pegada de carbono relacionada à produção de 1 kg de FPCM (unidade funcional).
Este indicador representa o total de gases de efeito estufa (GEE; CO2, CH4, N2O), corrigidos para equivalentes de carbono de acordo com o seu poder de aquecimento global, tendo como cálculo de referência o AR6 (Sixth Assessment Report do IPCC para GWP dos GHG).
A pegada de carbono da produção de leite refere-se à quantidade total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) associadas à produção de leite, incluindo as emissões de manejo do sistema somadas as emissões dos insumos consumidos. Emissões associadas a processos de transporte ao laticínio, industrialização, envase e comercialização não são computadas neste cálculo de pegada de carbono.
Contempla treinamento coletivo da equipe.
Contempla suporte aos técnicos no uso da ferramenta.
Opções de intensidade de metano entérico, pegada de carbono e geração de cenários simulados.
Sem limite de cálculos e simulações por fazenda cadastrada no ano - cada fazenda é contabilizada apenas uma vez.
Sistema responsivo para celular.
Contempla controle de acesso e permite a definição do nível de acesso.
Disponibiliza Dashboard de resultados e exportação coletiva de dados
Possibilidade de configurar a visualização gráfica das informações.
Com visualização da memória de cálculo para administradores.